Que a primeira impressão é a que fica, todo mundo sabe, mas qual o segredo pra deixar sua marca nas entrevistas?
Vou te trazer 2 dicas que poderão fazer a diferença na hora da próxima entrevista, afinal, ou você deixa a sua marca ou passa despercebido. E pior do que mandar mal na entrevista é não se destacar.
De acordo com uma análise feita pela equipe de consultoras da Matchbox, separamos alguns erros cruciais que você pode evitar sempre que for fazer um tet a ter com um recrutador.
1. Seja espontâneo!!
Por mais que você ache que o discurso na frente do espelho esteja lindão, os recrutadores estão atentos ao texto ensaiado. Do mesmo jeito que você sabia que quando sua mãe falava “na volta a gente compra” era mentira, o RH sabe que quando você fala que “a característica que mais se destaca em você é sua proatividade” é puro lero lero.
Gente, para e pensa.
Esse pessoal faz isso todos os dias praticamente. Você acha mesmo que eles vão se impressionar se você vier com papo de: “sou muito comunicativo”, “gosto muito de desafios”???
Vou dar uma dica de miga aqui: Deixa pra você mostrar suas competências na hora da Dinâmica ou na hora de fazer o case. Na hora da apresentação pessoal DEIXE A SUA PERSONALIDADE ENCANTAR O RH.
Se emocione, seja enérgico seja a pessoa que você é no bar com os seus amigos. “poxa, mas eu to numa etapa de seleção”, mas você tá na parte da apresentação pessoal. Eles querem conhecer você, ver se você é o cara certo pra vaga, se você vai ser feliz na função em que eles estão.
2. Projete sua voz e seja firme.
Se você titubear, já era. Não é crueldade, mas é a realidade. Imagina você participando de um processo e o RH tem mais 100 pessoas pra “conhecer melhor” nas etapas presenciais. Aí a sua primeira chance geralmente é a apresentação pessoal. Aqui você vai ser avaliado individualmente pela forma como se expressa, seu jeito de contar histórias e se você é capaz de envolver a “plateia” ou não.
É a hora de ser ouvido. Fale alto e projete sua voz. Seja firme. Fale coisas que você tem certeza! Se não tem, não tente enrolar, os recrutadores perceberão isso. A maioria dos
É isso!
Não caiam na besteira de fazer um personagem pra agradar. Demonstrem confiança. Façam barulho! Essa é a melhor dica que eu posso dar pra vocês.