E esse tal de “fit cultural”?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Acabou de receber a negativa em um processo seletivo por não ter “fit” com a Cultura da empresa? A gente sabe que não é gostoso receber esse tipo de notícia, porém, conseguimos te dizer com certeza: foi melhor assim! E não é um daqueles papos de mãe que não quer que você fique triste. O teste de Fit Cultural precisa existir e vamos te mostrar os motivos neste conteúdo. 

Além de explicar o que é de Fit Cultural e os motivos que fazem dele uma parte tão importante, na hora de buscar novas pessoas para um ambiente de trabalho, também te ensinaremos a pesquisar sobre como funciona a cultura daquela empresa incrível, onde você sonha em trabalhar. 

Cultura Organizacional

Antes de falarmos do Fit com a Cultural Organizacional de uma empresa, precisamos passar pelo conceito de Cultura Organizacional. Esse é o nome que resume as regras de convivência entre as pessoas que trabalham dentro da organização e entre esses mesmos profissionais e fornecedores e clientes. 

Então, Cultura Organizacional é ser educado com quem trabalha junto comigo?

Não, a gente não está falando apenas sobre ser “cordial” ou “não comer a marmita do coleguinha” (se alguém já passou por isso, sabe que é mancada). As regras são referentes também ao tipo de gestão que é praticada na empresa. Algumas são horizontais, sem muitas hierarquias e com poucos processos definidos, outras são bastante hierarquizadas e verticais, cheias de regras e processos. 

Existe também a diferença entre as empresas que valorizam os colaboradores competitivos e aquelas que preferem os que adotam um comportamento colaborativo. Até mesmo o jeito como as pessoas devem se vestir faz parte da cultura de organização. Indo do terno e gravata, em escritórios tradicionais, que estão cada vez mais raros, até startups que realmente não olham para essa questão. 

Agora sim, vamos ao Fit

Depois de entender que a Cultura Organizacional é diferente de uma empresa para outra, fica mais fácil de entender o motivo do teste de Fit Cultural. É ele quem dirá se a sua personalidade, seu jeito de se comunicar e seu ritmo de trabalho combinam ou não com a empresa que está com a vaga aberta. 

Quando, lá no começo do texto, a gente te disse que foi melhor assim, é porque quando uma pessoa não tem fit cultural com a empresa onde trabalha, o ato de ir trabalhar vira uma obrigação e você deixa de “querer” e passa a “ter” que ir trabalhar. Dá para sentir como a primeira opção é muito mais leve do que a segunda? 

Não é simplesmente mais “chato” ir trabalhar, crescer profissionalmente fica 3 vezes mais difícil. Sabe aquela história de que se você fizer o que gosta, você se dará bem? Então, ela foi contada pela metade. Para você se dar bem, é preciso fazer o que gosta e em um lugar que combine com quem você é e com o seu ritmo de trabalho. 

Uma mudança no jeito de olhar

Depois de conhecer o que realmente significa Cultura Organizacional e a importância de ter fit com a empresa onde você sonha em trabalhar, fica muito mais fácil encarar uma negativa. Não quer dizer que você não é bom ou que a sua personalidade não é adequada ou que alguém não foi com a sua cara, simplesmente que dizer que a combinação entre o seu “jeito” e o “jeito” da empresa não seria a melhor opção para nenhuma das partes. 

Quer aprender sobre a Cultura Organizacional daquela empresa incrível?

Comece buscando as redes sociais da empresa em questão. Perfil no linkedin, Facebook, Instagram e Twitter. Cada vez mais empresas que têm páginas de carreira, que são aquelas voltadas especificamente para candidatos e divulgam conteúdos relacionados ao seu dia a dia de trabalho. Mesmo quando as os únicos perfis são institucionais, é comum encontrar conteúdos que falam dos funcionários e ações que acontecem lá dentro. 

Além disso, busque pelo blog da empresa. Só pelo tipo de texto já vai dar para você ter noção se é um lugar mais tradicional ou mais descontraído. Busque por vídeos e textos dos principais executivos da organização, no Google e no Linkedin. Esse tipo de conteúdo costuma dizer muito sobre como as lideranças atuam e qual é o ritmo de trabalho das organizações, além dos seus valores e seus caminhos futuros. 

Pronto, você já está pronto para a próxima! 

Já pode levantar a cabeça e começar a procurar o próximo processo seletivo! Só lembre de uma coisa: estude um pouco sobre a Cultura da empresa e entenda se essa é uma opção que realmente combina com você, com seus ideais e seu ritmo. Boa sorte! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado você um e-mail de confirmação foi enciado para você. Verifique sua caixa de entrada para liberar o recebimento das vagas.

Receba primeiro as vagas de trainee

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Artigos relacionados

Compartilhe esta vaga

Compartilhe com seu amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp