Acabou de receber a negativa em um processo seletivo por não ter “fit” com a Cultura da empresa? A gente sabe que não é gostoso receber esse tipo de notícia, porém, conseguimos te dizer com certeza: foi melhor assim! E não é um daqueles papos de mãe que não quer que você fique triste. O teste de Fit Cultural precisa existir e vamos te mostrar os motivos neste conteúdo.
Além de explicar o que é de Fit Cultural e os motivos que fazem dele uma parte tão importante, na hora de buscar novas pessoas para um ambiente de trabalho, também te ensinaremos a pesquisar sobre como funciona a cultura daquela empresa incrível, onde você sonha em trabalhar.
Cultura Organizacional
Antes de falarmos do Fit com a Cultural Organizacional de uma empresa, precisamos passar pelo conceito de Cultura Organizacional. Esse é o nome que resume as regras de convivência entre as pessoas que trabalham dentro da organização e entre esses mesmos profissionais e fornecedores e clientes.
Então, Cultura Organizacional é ser educado com quem trabalha junto comigo?
Não, a gente não está falando apenas sobre ser “cordial” ou “não comer a marmita do coleguinha” (se alguém já passou por isso, sabe que é mancada). As regras são referentes também ao tipo de gestão que é praticada na empresa. Algumas são horizontais, sem muitas hierarquias e com poucos processos definidos, outras são bastante hierarquizadas e verticais, cheias de regras e processos.
Existe também a diferença entre as empresas que valorizam os colaboradores competitivos e aquelas que preferem os que adotam um comportamento colaborativo. Até mesmo o jeito como as pessoas devem se vestir faz parte da cultura de organização. Indo do terno e gravata, em escritórios tradicionais, que estão cada vez mais raros, até startups que realmente não olham para essa questão.
Agora sim, vamos ao Fit
Depois de entender que a Cultura Organizacional é diferente de uma empresa para outra, fica mais fácil de entender o motivo do teste de Fit Cultural. É ele quem dirá se a sua personalidade, seu jeito de se comunicar e seu ritmo de trabalho combinam ou não com a empresa que está com a vaga aberta.
Quando, lá no começo do texto, a gente te disse que foi melhor assim, é porque quando uma pessoa não tem fit cultural com a empresa onde trabalha, o ato de ir trabalhar vira uma obrigação e você deixa de “querer” e passa a “ter” que ir trabalhar. Dá para sentir como a primeira opção é muito mais leve do que a segunda?
Não é simplesmente mais “chato” ir trabalhar, crescer profissionalmente fica 3 vezes mais difícil. Sabe aquela história de que se você fizer o que gosta, você se dará bem? Então, ela foi contada pela metade. Para você se dar bem, é preciso fazer o que gosta e em um lugar que combine com quem você é e com o seu ritmo de trabalho.
Uma mudança no jeito de olhar
Depois de conhecer o que realmente significa Cultura Organizacional e a importância de ter fit com a empresa onde você sonha em trabalhar, fica muito mais fácil encarar uma negativa. Não quer dizer que você não é bom ou que a sua personalidade não é adequada ou que alguém não foi com a sua cara, simplesmente que dizer que a combinação entre o seu “jeito” e o “jeito” da empresa não seria a melhor opção para nenhuma das partes.
Quer aprender sobre a Cultura Organizacional daquela empresa incrível?
Comece buscando as redes sociais da empresa em questão. Perfil no linkedin, Facebook, Instagram e Twitter. Cada vez mais empresas que têm páginas de carreira, que são aquelas voltadas especificamente para candidatos e divulgam conteúdos relacionados ao seu dia a dia de trabalho. Mesmo quando as os únicos perfis são institucionais, é comum encontrar conteúdos que falam dos funcionários e ações que acontecem lá dentro.
Além disso, busque pelo blog da empresa. Só pelo tipo de texto já vai dar para você ter noção se é um lugar mais tradicional ou mais descontraído. Busque por vídeos e textos dos principais executivos da organização, no Google e no Linkedin. Esse tipo de conteúdo costuma dizer muito sobre como as lideranças atuam e qual é o ritmo de trabalho das organizações, além dos seus valores e seus caminhos futuros.
Pronto, você já está pronto para a próxima!
Já pode levantar a cabeça e começar a procurar o próximo processo seletivo! Só lembre de uma coisa: estude um pouco sobre a Cultura da empresa e entenda se essa é uma opção que realmente combina com você, com seus ideais e seu ritmo. Boa sorte!