Deu ruim no teste de lógica online… E agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lembra daquele teste de lógica online que você fez? Então, infelizmente o resultado não permitiu que você prosseguisse no processo seletivo. Quem já recebeu essa mensagem sabe que muitas vezes ela é pior do que um balde de água fria, na cabeça de quem busca uma vaga.

Qual é a função do teste? O teste é muito importante para avaliação de habilidades em raciocínio abstrato, verbal, numérico, mecânico e espacial. Elas serão realmente úteis no dia a dia de qualquer empresa e por isso precisam ser medidas.

Você também pode perguntar: “e quais são os critérios de avaliação para este teste?”.

O critério para aprovação é definido de acordo com os objetivos da empresa e das competências exigidas para o cargo. Isso significa que é a própria empresa que decidirá a nota de corte.

A gente sabe que receber negativas não é fácil, mas você olhar por um outro ângulo e usá-las como uma motivação a mais, para buscar aperfeiçoamento e se dar bem nos próximos processos seletivos. E como queremos ajudar no desenvolvimento dos candidatos que topam nossos desafios, separamos umas dicas.

Quer mandar muito bem no próximo teste de lógica online?

Na prática, os testes de lógica que são usados em processos seletivos visam avaliar a habilidade de raciocinar de maneira lógica. “Tá, mas o que seria raciocínio lógico?”

Bem, simplificando, ele é uma estruturação de pensamento para chegar à conclusão e solução de um determinado problema.

Entender o conceito por trás do teste irá te ajudar a se sair melhor, por isso vale a pena pesquisar e estudar sobre o assunto.

Para facilitar um pouco as coisas, preparamos uma listinha de atividades ou atitudes que te ajudarão a melhorar nesse quesito. Seria legal você começar a treinar a partir de agora, para que no próximo processo seletivo você se dê bem nessa fase!

 1 – Aprenda alguma atividade nova

Atividades novas estimulam o cérebro e ajudam a criar novas conexões neurais, o que resultará em mais desenvoltura, quando o assunto for lógica. Então, que tal fazer um novo caminho até a faculdade? Ou aprender a cozinhar um novo prato? Quem sabe baixar um aplicativo como o Duolingo, que não tem custos (a gente ama quando é assim) e dedicar 30 minutos dos seus dias para aprender um novo idioma?

2 – Aprenda a jogar xadrez

Essa dica parece conselho de avô, porém, é uma super verdade! O xadrez é uma das atividades que mais estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico. Separamos um curso totalmente online e sem custos para te ajudar. Caso você não se dê bem com a metodologia, aqui vai uma vídeo aula no YouTube, é só clicar.

3 – Atividade física ajuda muito!

Você sabia que praticar atividades físicas estimula a o fluxo de oxigênio no seu cérebro e a liberação e produção de neurotransmissores, substâncias que transmitem informações de uma célula para outra. Ou seja: se você praticar atividades físicas, seu cérebro funcionará melhor e você conseguirá controlar aqueles momentos de ansiedade que aparecem no caminho de todo mundo, inclusive nos processos seletivos. Não precisa ser academia, você pode nadar, praticar algum esporte em grupo, andar de bicicleta, correr, pular corda… Tudo isso é válido! Só não esqueça de se alongar bem antes.

4 – Já exercitou a sua memória hoje?

Tentar memorizar números de telefones, nomes de rua e receitas culinárias ajudarão a manter o seu cérebro ativo. Isso também é muito útil para o seu desempenho em futuros processos seletivos. Sabe aquela hora em que a gente precisa fazer uma conta e já corre pra pegar a calculadora do celular? Então, evite! Tente fazer essa conta de cabeça. Esse tipo de atitude funciona como uma academia para o seu
cérebro.

5 – Pessimismo não pode fazer parte da sua rotina

Você viu como a gente já mencionou que a sua ansiedade precisa estar controlada para que os seus resultados nos próximos testes te levem até seus objetivos? Então, não dá para ser negativo o tempo todo. Quando nós esperamos que o pior aconteça, naturalmente entramos em um estado de ansiedade. Acreditar em você e no seu potencial é muito importante para o seu desempenho.

6 – Leia sempre que possível!

Ler é um hábito que deveria ser adotado por todo mundo, especialmente por quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Além de te ajudar a escrever melhor, o que vai contar MUITO quando você entrar na empresa dos seus sonhos, ainda estimula a sua imaginação e, consequentemente, o seu cérebro. Quer saber a melhor parte? Depois de construir o hábito da leitura, você ficará muito mais atento aos detalhes e isso vai estar diretamente ligado ao seu sucesso nos testes de lógica.

Ninguém tá aqui pra te apontar dedos. Então, se você acha chato parar pra ler um livro, sugerirmos que você pense nos assuntos que mais te interessam. Futebol? Existem livros sobre o assunto. Carros? Também existem livros sobre o tema. Moda? Já pensou em ler a biografia da Coco Chanel? Tecnologia? Maquiagem? Religião?

Existem livros sobre todos esses temas, gente. E o google tá aí para nos ajudar, né? Se o que te impede de desenvolver o hábito da leitura é a falta de tempo, a gente entende de verdade. Neste caso, nossa dica é: mantenha um livro na bolsa/mochila. Sempre que sobrar um tempinho, leia duas ou três páginas. Antes do que você imagina, o livro vai acabar. Para os que usam o transporte público: que tal um dia de série/música, um dia de leitura?

Já pensou em um aplicativo?

Outra dica legal é usar aplicativos para aprender se divertindo. Alguns desses apps
para smartphone são gratuitos e ajudam a “malhar” o cérebro e treinar vários aspectos
no campo da lógica. Aqui estão algumas sugestões:

Fit Brains Trainer;
CogniFit Brain Fitness;
NeuroNation.

Que venha o próximo teste de lógica online!

Esperamos que você aproveite as nossas dicas e que arrase nos próximo teste de lógica online! Aproveite e leia o nosso conteúdo 9 tipos de inteligência: Descubra o seu!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos relacionados

Compartilhe esta vaga

Compartilhe com seu amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp